/Notícias

Adesão da Prevcom ao Código Brasileiro de Stewardship e o impacto nos investimentos

29/08/2023 05:30

A Prevcom tem consciência de que a agenda ESG de responsabilidade ambiental, social e de governança é uma pauta urgente para as organizações. O fluxo de capital direcionado para ativos bem-posicionados neste processo é crescente e a adesão ao Código Brasileiro de Stewardship da Amec Brasil e CFA Society Brazil foi um movimento estratégico importante.

Os princípios do Código estabelecem a incorporação de aspectos ESG nas análises de investimentos, monitoramento de emissores de valores mobiliários e de transparência das atividades. Neste sentido, a implementação em curso de um modelo de gestão que inclui questões ambientais e sociais representa um avanço nas práticas de governança robustas adotadas pela Fundação.

A redução de risco dos ativos e a ampliação do retorno dos investimentos são elementos-chave para a constituição de uma carteira composta por empresas que adotam políticas de sustentabilidade que, além de gerar resultados a seus sócios, beneficiam também o meio ambiente e a sociedade, tornando-se mais competitivas no longo prazo.

A adesão à pauta ESG minimiza a probabilidade de multas e processos por questões trabalhistas como exploração de trabalho infantil, discriminação, falhas de segurança no trabalho, crimes ambientais como desmatamento, degradação de florestas e poluição que cause danos à saúde humana e de animais, e riscos de danos à imagem por má conduta administrativa, falta de transparência na divulgação de informações, entre outros.

O comprometimento de diversos setores da economia com o ESG se constitui como atributo de competência corporativa, diversidade de soluções, boas equipes, eficiência de processos, aplicação de fundamentos gerenciais e integração com a sociedade. Estes componentes influenciam o mercado consumidor, colocam a geração de caixa em rota segura, protegem a cadeia de valor e o resultado financeiro.

Índice de sustentabilidade

A evolução destes ativos levou a B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil) a criar o Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) composto por empresas listadas em Bolsa de Valores que incorporam essa agenda, geram impacto positivo na sociedade e entregam excelentes resultados. Nesta cesta estão: Telefônica Brasil, Klabin, Suzano, CPFL Energia, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco BTG Pactual, Papel Semente, WEG, Rede D’Or e Ecorodovias, entre outras.

A Fundação planeja ampliar gradativamente a exposição de seu portfólio de Fundos de Investimentos em crédito, ações e participações a ativos de qualidade que tenham sustentabilidade, atuação ética e transparência entre seus propósitos. Para isso, irá observar se os temas ESG fazem parte do modelo de avaliação de seus Gestores e qual o comprometimento destas ações para composição da carteira.

ATENDIMENTO AO PARTICIPANTE

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados conforme lei federal nº 9.610.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos termos de uso e política de privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

Foi bom te ver por aqui, esperamos que
tenha tido uma boa experiência.
Para melhorar os nossos serviços, preparamos
algumas perguntas simples e rápidas.

Vamos lá?
;